
A Saúde Bucal dos Idosos
Como posso manter uma boa saúde bucal na terceira idade?Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas.....

Edição encerrada do livro ODONTOGERIATRIA
O livro de Montenegro & Marchini ,lançado em 2013, por força da venda da porção brasileira Editora Elsevier, uma.....

Remédios de alto custo? Saiba como obtê-los gratuitamente
Mesmo que não estejam na lista do SUS, eles podem ser conseguidos por meio da Secretaria de Saúde ou mesmo por meio.....

Como Manter Os Cuidados De Saúde Bucal No Envelhecimento
Com cuidados dentais regulares e hábitos diários satisfatórios poderemos manter nossos dentes por toda a vida. À.....

Quatro Maneiras De Manter Uma Boa Higiene Dental À Medida Que Você Envelhece
Bons hábitos de higiene bucal e cuidados dentais são importantes em qualquer idade. Mas à medida que você envelhece,.....

Odontogeriatria brasileira ganha espaço na Revista Brazilian Dental Science
A Odontogeriatria como uma especialidade odontológica no Brasil: O que foi conseguido depois de 15 anos? Leonardo.....

Alongamento para a terceira idade
Com uma sequência de exercícios muito simples, dá para movimentar diariamente o corpo todo, evitando, ou pelo menos.....

Diabete pode aumentar risco de demência em 50%
A diabete pode aumentar o risco de Alzheimer e outros tipos de demência em até 50%, aponta relatório anual sobre a.....

Estudo aponta relação entre soníferos e risco de Alzheimer
A utilização de certos soníferos e tranquilizantes da família das benzodiazepinas por longos períodos pode aumentar.....

Pesquisa mostra que 87% dos adultos têm medo de chegar à 3ª idade
Especialistas dizem que, para quem já é idoso, a principal angústia se torna a solidão Mudanças no corpo, típicas da.....
Alongamento para a terceira idade

Com uma sequência de exercícios muito simples, dá para movimentar diariamente o corpo todo, evitando, ou pelo menos retardando, a perda natural e progressiva da flexibilidade, especialmente após os 60 anos
1-Em pé, com as pernas afastadas, flexione o cotovelo direito, com a palma da mão na orelha esquerda e fazendo um movimento suave para o lado. Segure por 15 segundos e repita do outro lado.

2-Em pé, mantenha as pernas afastadas e apoie as duas mãos atrás da cabeça. A ideia é forçar a cabeça, suavemente, para baixo, como se quisesse encostar o queixo no peito. Permaneça nessa posição por pelo menos 15 segundos e retorne à posição inicial, olhando para a frente.

3-Em pé, mantenha as pernas afastadas e apoie as duas mãos atrás da cabeça. A ideia é forçar a cabeça, suavemente, para baixo, como se quisesse encostar o queixo no peito. Permaneça nessa posição por pelo menos 15 segundos e retorne à posição inicial, olhando para a frente.

4-Em pé, com as pernas afastadas, eleve as mãos esticadas acima da cabeça. Faça um espreguiçamento, projetando as mãos unidas para o alto, como se o objetivo fosse alcançar o teto. Conte 15 segundos e retorne à posição inicial.

5-Em pé, com as pernas afastadas, estique o braço direito para o lado esquerdo, mais ou menos na altura do ombro. Com a mão esquerda, encoste no cotovelo direito e permaneça nessa posição por 15 segundos. Repita do outro lado.

6-Em pé, com as pernas afastadas, dobre o corpo para a frente. Flexione o joelho direito e apoie no chão a mão esquerda. Segure por 15 segundos e volte à posição inicial. Repita do outro lado.

7-Em pé, com as pernas afastadas, dobre o corpo para a frente e segure a ponta de um dos pés com a mão do mesmo lado, estendendo o joelho e alongado o tornozelo. O joelho do outro lado deve estar flexionado para garantir a estabilidade durante o movimento. Conte pelo menos 15 segundos e retorne à posição inicial. Repita do outro lado.

8-Em pé, cruze as pernas passando um pé à frente do outro e mantendo os joelhos flexionados. Dobre o corpo para a frente, soltando os braços em direção ao chão. Permaneça na posição por 15 segundos. Repita invertendo a perna que fica à frente.

9-Sentado em cima dos calcanhares, flexione o corpo para a frente, de modo que o abdome fique em contato com as coxas. Estenda os braços à frente, alongando-os também. Segure por pelo menos 15 segundos e volte à posição inicial.

10-Sentado, com as pernas unidas e pouco flexionadas, flexione o corpo para a frente, até que as mãos se aproximem o máximo possível da ponta dos pés. Conte 15 segundos e retorne.

Texto: Rita Trevisan/ Ilustração: Lucas Pauda/ Adaptação: Letícia Maciel